top of page
ColetivoDiBando
SOBRE
Experiência. Atravessamentos. Fluxos. Criação. Em coletivo. Ancestralidade. Velho no novo, novo no velho. Clichê, engolir, deglutir, criar. Cidade - campo - pessoas. Material: o corpo, corpos, movimento, movimento. Tempo. Fluxos. Eu, tu, ele, nós... Estamos a procura de... Partilhar.
Um coletivo brasileiro, com integrantes viventes entre São Luís, Fortaleza e São Paulo, em rede. Nascido no nordeste, em ilhas do Maranhão, entre o encanto e o abandono que nossas terras predizem. Buscamos diariamente estratégias para estar junto, para expandir, pensar, propor e partilhar experiências sensíveis.
Idealizado em 2014, ainda com o nome de Núcleo Experimental, o coletivo surge como um espaço para compartilhar pesquisas e processos de criações. nos interessava observar mais os caminhos e possibilidades de escolhas, expandir mais os meios que os finais. Contudo, as ações projetadas pelo núcleo se mantiveram tímidas até o fim de 2015, quando esse passou a estabelecer parcerias com o núcleo de arte da Nave - Organização em prol da Natureza Arte, Vida e Ecologia - e com outros artistas maranhenses. No mesmo ano alguns trabalhos concebidos pelos integrantes do coletivo, passaram a incorporar o hall de produções do DiBando.
Atualmente o Coletivo DiBando se constitui como espaço de pesquisa e interação entre corpo, cidade, cultura popular e artes da cena, com intensa presença da performatividade em nossas criações. Apoiado na ideia de plataforma como superfície plana e horizontal que se eleva por um curso determinado, e assim o DiBando tende a construir sua política de existência, sem relações hierárquicas, onde cada integrante possui autonomia para compartilhar suas pesquisas e propor ações/criações e determinar ramificações do pensamento/ação compartilhado.
Investigamos o corpo, o estado, a presença, o fluxo.... buscamos continuamente estratégias de sobrevivência e criação em coletivo.






















bottom of page